XXV



- Próximo!
- Sou eu. Até que enfim!
- A culpa não é minha. As pessoas deixam tudo para a última hora. É mesmo típico dos portugueses.
- Não pude ver mais cedo. Aqui estão os documentos.
- Hummm… Deixe cá ver… Está aqui o impresso… Os certificados… Deixe-me verificar melhor…
A esperança de estar tudo em condições contrastava com o desespero de quem aguardava. O tempo passava devagar naquele antro de burocracia, enquanto a funcionária percorria toda a documentação, como se a caça às irregularidades se tivesse tornado um desporto aceite pelo Comité Olímpico Internacional.
- Está tudo bem. Vou-lhe passar o recibo…
- Mas não lhe falta o comprovativo de caução? - interrogou alguém nas suas costas.
- Que cabeça a minha. Tem toda a razão! Tem-na aí consigo?
Virou a cabeça para trás com um rosto increpador. Retomou as feições e enfrentou a empregada.
- Não tenho a certeza. Meu Deus! Como me fui esquecer?
Procurou, exasperado, pelo papel na sua pasta. Revolvia tudo, com a fila interminável como plateia. Quando estava prestes a rebentar e a insurgir-se contra toda aquela situação, encontrou a maldita folha.
- Aqui tem. Espero que não falte mais nada.
- Vou só verificar mais uma vez…
O ritual repetiu-se, para angústia de todos.
- Pronto. Está tudo. Tome lá o recibo.
- Obrigado.
Sai porta fora, respira o ar exterior com uma visível sensação de alívio. Começa a caminhar pelas ruas como se tivesse injectado uma dose de vida. Parecia que levitava e que, durante aqueles momentos, nada o inquietava, tal como Sermin no alto do monte. Nisto alguém lhe chama a atenção, tocando-lhe nas costas. Virou-se e deparou com o sujeito que tinha chamado a atenção por causa do comprovativo. Desceu à Terra e perguntou amargamente:
- Que me quer agora? Atrasar-me novamente?
- Não. Apenas vim devolver a mala que se esqueceu na repartição.
Reconhece a sua mala. Nesse momento, um impulso eléctrico accionado por um relógio faz detonar o explosivo plástico da mala, relançado o protagonista novamente para o éter.

0 Comments:

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home